A TRANSFORMAÇÃO DA LIFE SHINING
O presidente da Life Shining, tem perfil arrojado e faz questão de frisar que a sua empresa deve estar sempre um passo à frente no segmento onde atua. Esse lema do fundador explica em parte o caminho que a Life Shining tomou até chegar ao patamar em que se encontra. A história da Life Shining tem início quando compramos um negócio de distribuição de tecnologia e percebemos que teriamos que investir tempo e recursos para torná-lo rentável e competitivo. Em busca de novos desafios, assumimos os riscos e decidimos fazer da Life Shining uma referência na distribuição de tecnologia.
O processo de “choque de gestão” pelo qual conduziu a empresa teve a contribuição do CEO da Life Shining, Walter Romano, a partir de 2016. No sentido de preparar a empresa para o crescimento os gestores seguiram alguns preceitos e decisões para alcançarem os objetivos propostos. O estabelecimento de um código de ética foi fundamental para orientar o rumo que o negócio viria tomar. A transparência e o controle rígido dos processos pavimentaram o caminho da empresa.
A ética nos negócios acabou por se tornar um dos pilares da empresa, o comprometimento com clientes e fornecedores, outro pilar. Assumir o que foi acordado com o cliente, respeitar e valorizar os colaboradores, serem velozes na entrega de produtos são pontos que faz questão de enfatizar. Os gestores da empresa trabalham de maneira alinhada com a política de transparência nos negócios. Isso se traduz em repostas para os clientes baseadas na real capacidade de entrega da empresa. Sintetiza: “nós cumprimos à risca o que é combinado com os clientes”.
Outro aspecto que determinou muito do sucesso da empresa foi o reconhecimento dos talentos entre os colaboradores. Com uma política de incentivo aos estudos, passaram a apoiar financeiramente os funcionários que desejassem prosseguir com os estudos, mas que por alguma razão tiveram que abandonar o colégio ou a universidade. Pragmático, fundamenta essa opção: “O que eu enxergo nessa cultura de incentivo é que se eu investir nos meus profissionais eu vou ter bons resultados na minha relação com os meus clientes.”
Com 34 anos de experiência na área de TI, Romano contribui no sentido de implementar as resoluções, uma delas: “a velocidade é a chave do negócio”. A tecnologia usada na Life Shining proporciona essa velocidade, na área fiscal, contábil, controle de estoque, logística e entrega. Nessa fase o maior desafio para Romano à frente da administração da empresa foi implementar controles efetivos, principalmente no volume de estoque e fluxo de caixa.
Romano destaca a necessidade que teve por transformar as várias áreas da empresa: “além de controles efetivos precisávamos dar cara à empresa, então tivemos que intervir em várias áreas: fretes mais efetivos, controle de custos, fluxo de caixa, estoque, definição de mix de produtos, melhoria da qualidade e controle de margens, capilaridade, enfim, um grande desafio.”
Atuando em um mercado onde as margens de contribuição são baixas, a opção dos gestores foi por financiar a operação da empresa com capital próprio a partir do giro da operação. Sem recorrer a bancos, tão pouco a adiantamento de recebíveis, a empresa passa a existir sem passivos. Sem possuir financiamentos em bancos para sustentar suas operações a Life Shining é autônoma em suas decisões financeiras obtendo assim condições de comercialização mais adequadas à sua estratégia.
Os gestores após analisarem o cenário concorrencial e interno decidiram por alterar a estratégia de comercialização e passaram a deixar a linha de produtos comercializados adequada para o novo momento: focar em poucos fornecedores parceiros e investir tempo e recursos na consolidação de parcerias. Estando com a empresa enxuta, trabalhando com a equipe bem treinada, com uma lista de produtos adequada, com saúde financeira, investimos em um centro de distribuição no Espírito Santo.