

Uma dúvida muito comum é sobre a escolha do roteador ideal. Quando escolher um access point corporativo ou uma solução residencial?
Fatores importantes para escolha do roteador ideal
● Densidade
A primeira coisa que precisa ser avaliada para que você entenda um pouco de cada é o fato que os roteadores para soluções empresariais são feitos para alta densidade, ou seja, uma grande quantidade de dispositivos conectados.
Existem muitos modelos desse no mercado, com mínimo de cem conexões ao mesmo tempo.
Já no caso da solução residencial, existem roteadores com uma capacidade reduzida de conectar dispositivos simultaneamente, mesmo porque, o número de conexões em uma residência é, normalmente, menor do que nas empresas.
Apesar das diferenças, é possível utilizar roteadores empresariais em residências e vice-versa, desde que você obtenha o desempenho que precisa. Por isso, na hora de avaliar, verifique em sua rede quantos aparelhos vão precisar ser conectados.
● Conexão via cabo
Em cenários empresariais os pontos de acesso são desenvolvidos para oferecer sinal via wi-fi. Quando se trata de soluções residenciais, eles já preveem distribuir o sinal tanto via wi-fi quanto via cabo.
Na empresa esse cabo é provido por um Switch que, normalmente, ficam em hacks instalados no ambiente para fazer essa distribuição, por isso eles não têm muitas portas de rede.
Apesar de existirem alguns que possuem mais portas, a principal ideia desses dispositivos é distribuir sinal via wi-fi.
Os roteadores mais adequados para o home-office possuem a entrada de internet e as portas para que sejam conectados um número maior de cabos para que mais dispositivos sejam conectados sem a necessidade de instalar um switch.
Hoje em dia, a maior parte dos dispositivos que têm rede já saem com a opção wi-fi, o que facilita a escolha de roteadores com menos portas.
● Gerência centralizada
Nas soluções residenciais, geralmente, a configuração é feita por meio de um aplicativo ou pelo provedor de internet. De qualquer forma, são feitas configurações individuais.
No caso das empresas, a gestão é centralizada nos roteadores dentro do ambiente. É possível adicionar os access points a diferentes plataformas e fazer a gestão de todas as redes por meio de um acesso somente.
Entre as atividades estão configurar o wi-fi, gerar vouchers de acesso para visitantes por meio de códigos, CPF, códigos, entre outros.
Portanto, a gestão para projetos empresariais costuma ser mais eficaz do que as soluções residenciais. Por esse motivo, não é comum que elas sejam utilizadas em empresas.
Isso quer dizer que, no cenário empresarial, é muito mais fácil aplicar uma gerência centralizada, com organização, maior garantia e otimização do tempo.
Como escolher seu roteador
Mesmo explicando as diferenças, você ainda pode estar se perguntando: qual é melhor, solução empresarial ou residencial?
A resposta é: depende do seu projeto.
Para empresas com cenários de alta densidade é sugerido considerar o uso de soluções empresariais, por todos os motivos que citamos anteriormente.
Para residências, as soluções home office possuem limitações quanto a quantidade de dispositivos, tráfego etc. Porém, se nesta residência houver um tráfego maior que o comum, com muitos dispositivos conectados, não há problema em adaptar-se às soluções empresariais.
Você conhece a Life Shining?
No mercado desde 2013, a Life Shining conta com gestores que atuam há mais de 30 anos no negócio de distribuição de tecnologia e oferece soluções empresariais e residenciais, tudo de acordo com sua necessidade.
Acreditamos que o que você precisa é de uma empresa que, além de oferecer custo benefício, qualidade e segurança, oferece também uma base ética e conduta profissional, correto? Então você está no lugar certo.
Quer levar todas essas vantagens para sua empresa ou residência contando com a maior distribuidora de tecnologia do país?
Entre em contato!
Acesse nosso site: www.lifeshinning.com.br
WhatsApp: (11) 93222-1918
Ligue: (11) 2227-5777
E-mail: contato@lifeshining.com.br